quarta-feira, 3 de outubro de 2007

..Eu falando de política..?? Aí....

Será que tem algum nexo as pessoas sairem nas ruas pra protestar contra alguma coisa..? Eu, que antes era uma total alienada, graças ao cavalo (ex paixão, ex amigo, revolucionário... que tem um Che tatuado nas costas), me apaixonei pela época da ditadura militar. Não gosto de política... odeio na verdade, mas quando alguém fala sobre essa época, eu paro pra ouvir.. ou se vejo alguma coisa escrita sobre isso, paro pra ler. Fui no Memorial da Liberdade onde funcionava o DOI-CODI e senti uma emoção descomunal de estar lá.. Fiquei que nem boba olhando para as paredes, o teto e todos os detalhes, tentando sentir alguma coisa daquele passado.. Pra mim, tudo ainda estava presente lá. Até comprei o livro "Mulheres que foram à luta armada". Sim, porque além de tudo, sou feminista. Até brinco que devo ser a reencarnação de alguma dessas mulheres. Mas o que isso tem a ver com a primeira frase..?? Ora.. tem tudo a ver.. O que essas mulheres fizeram não foi sair as ruas protestar contra a ditadura..??? Não, claro que não... elas fizeram mais do que isso... Elas lutaram... aprenderam a atirar, pilotar carros.. colocaram suas vidas, a vida de suas famílias em risco por uma ideologia.. uma ideologia que muitas não partilhavam com as pessoas que colocaram em risco. Muitas, muitas mesmo.. perderam suas vidas pra essa luta. Perderam filhos, casamentos e amores.. Perderam a fé e a dignidade... Valeu a pena..?? Sim.. valeu. Graças a elas é que a ditadura perdeu um pouco da sua força... Mas foi preciso morrer muita gente... Ter muito sangue, lágrimas... Tristeza.. Por isso que quando me fazem aquela pergunta lá de cima, eu respondo que não.. Não tem o menor nexo.. Sabe por que..?? Porque as pessoas de hoje não sabem o que é ideologia.. Tudo é falso.. Claro que não posso generalizar... afinal, cavalo tem um quê de Guevara (talvez os olhos de sonhador..) e apoia todas essas manifestações.. Mas e as pessoas que só vão pra bagunçar..?? Beber com os amigos..??? Faltar na faculdade, no serviço, porque está "defendendo" uma causa...?? Não aceito nada disso.. Cem gatos pingados na Av. Paulista defendendo o que eles acham e também tendo que se defender dos policiais que assim como na ditadura, não aceitam essa luta.. O principal problema é que essa seria a revolução mais falsa do mundo.. muitos estariam ali sem nem saber porque. Adiantou alguma coisa o protesto que fizeram contra a vinda do "terrorista" Bush..??? Não.. ele veio.. fez o que queria.. e foi embora sem nem tomar conhecimento que ali ao lado, as pessoas gritavam pra ele ir embora.. E se tomou conhecimento, ignorou.. Ainda deve ter dado umas risadas e falado: "Futebol, Carnaval, Pelé".. Como aquela linda modelo nua no meio da multidão.. Ah, essa sim sabia o que estava fazendo... Che Guevara que me perdoe.. Amo tudo que sei sobre ele. Amo a história dele, a sua luta.. e até a sua derrota.. Sempre que penso nisso ou leio sobre isso ao mesmo tempo que me arranca sorrisos, olhos sonhadores, me arranca certa tristeza.. Amo tudo que sei sobre as mulheres e os homens que participaram ativamente da luta armada.. mas nos dias de hoje.. uma andorinha não faz verão... qto mais uma revolução... Infelizmente...