quarta-feira, 5 de março de 2008

...Polícia para quem precisa??...

“Dizem pra você obedecer... Dizem pra você responder... Dizem pra você cooperar... Dizem pra você respeitar... Polícia para quem precisa..?? Polícia para quem precisa de polícia..???”

Ontem aconteceu uma coisa que eu posso denominar VERGONHOSA!!! Estávamos na padoca, em frente ao 11° Batalhão da PM, quando do outro lado da rua um homem embriagado perdeu o equilíbrio e bateu com o rosto no chão. Quando olhamos percebemos que estava escorrendo sangue do nariz dele e que suas mãos e suas roupas já estavam encharcadas. Alguns meninos que estavam no bar foram até lá ver como ele estava e aproveitaram para conversar com os PM’s que estavam ali. O menino atravessou a rua e disse que os policiais o trataram como bobo por querer ajudar o homem. Ele foi até o orelhão pra chamar o resgate já que os policiais não quiseram ajudar. O tempo passou e nada de resgate. O homem ali sentado ainda perdendo sangue. Fui até lá e pedi aos policiais que fizessem alguma coisa. Falei que eles tinham primeiros socorros, que poderiam pegar uma viatura e leva-lo ao hospital, que no caso é na rua de cima. Mas eles disseram que tinham que ficar guardando o quartel, que não podiam fazer nada. Voltei a falar com o homem pra ver se estava melhor, entrei na padoca e peguei papel higiênico mesmo e dei para o homem se limpar. Como a ambulância não chegava e o homem não parava de sangrar, fiz mais uma tentativa em falar com os policiais. Mais uma vez foram estúpidos e quando virei de costas eles fizeram um movimento com a mão conhecido como “Vá se danar”. Aí sim me estressei, dei a volta no quartel e fui para a entrada principal. Alguns policiais estavam na porta, inclusive um deles que estava no outro portão. Falei um monte pra eles e pedi panos para pelo menos limpar o rosto do homem. Esse policial que estava no outro portão disse que só teriam panos de chão ou panos de limpeza e deu um sorriso sarcástico. Não agüentei e comecei a dizer que a atitude deles era vergonhosa. Repeti umas três vezes. De repente passa o resgate. Fomos atrás e esperamos o homem ser socorrido. Eles sim são super pacientes e educados. Voltamos para o bar e outra ambulância chega. Fomos avisar que já tinham levado o homem e eu contei para o para-médico o que tinha acontecido e ele ficou horrorizado. Disse que os policiais omitiram socorro e isso era contra a lei. Pra gente reclamar deles na corregedoria. A minha vontade realmente foi essa. Foi mandar uma carta para todos os meios de comunicação contando o que aconteceu. Infelizmente eu sei que só isso não adiantaria. E mais uma vez temos que ficar calados diante de tanta falta de humanidade, de caráter, de consciência. Novamente temos que nos envergonhar pela nossa polícia e ficar perdidos sem saber em quem confiar, com quem contar. Aquele sentimento de raiva que eu tive na hora passou, mas a vergonha que eu senti por eles, essa jamais vai passar. Pelo menos eu vi que eu estou viva. Que eu não estou conformada com o mundo podre que vivemos. Que eu vou sempre xingar, brigar, lutar e até correr o risco de ser presa por desacato pra fazer o que eu acho certo. E que se um dia um deles precisar de socorro ou mesmo suas famílias, que encontrem pessoas no caminho deles iguais aos estudantes que estavam ontem naquele bar e não como eles, frios diante do sofrimento de alguém.

“Dizem que ela existe pra ajudar. Dizem que ela existe pra proteger. Eu sei que ela pode te parar, eu sei que ela pode te prender”.