sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

...Carnaval...

Carnaval pra mim sempre foi uma época engraçada. No meu bairro tem um bloco, que chama “bloco dos esfarrapados” e eu, meu irmão e meus primos sempre participávamos dele. Eu como mais velha das meninas usava uma fantasia em um ano, depois passava pra Camilla e no outro ano para a Janaina. Lembro também, que ao invés daqueles trecos de espuma que são super chatos, nós usávamos bisnagas de água. Sempre combinando com a fantasia, é claro.. Nesse bloco, os homens saiam vestidos de mulher e tinha a “nega maluca”. Esse personagem era feito por um cara branco, que se pintava inteirinho de tinta preta, se vestia de mulher e saia com suas roupas incríveis. Nós três desde meninas éramos fãs dele. Uma vez ele parou na porta do meu prédio e pediu um copo de água e nós três ficamos olhando pra ele que nem bobas. Anos mais tarde, as três já mais velhas, sem ter o que fazer e sem fantasia fomos ao bloco dos esfarrapados. Lá estava ele, todo pintado de preto, com as mesmas roupas daqueles carnavais de muitos anos atrás. A Camilla foi até ele e contou que era sua fã. Precisava ver a cara de satisfação do sujeito. Antes o bloco era uma coisa só do bairro mesmo. Os homens vestidos de mulher, as crianças e suas bisnagas e um mero caminhão de som. Agora tem trio elétrico, os antigos deixaram de ir e não há mais homens vestidos de mulher. No lugar das bisnagas está aquela spray de espuma maldito que entra nos olhos, irrita a pele. Outros preferem jogar farinha e ovos. Acabou se o confete e a serpentina e começaram as brigas. Acabou as marchinhas de carnaval e agora só toca chiclete com banana e claro, a bateria da Vai Vai. Eu sei que o que eu vou falar agora vai soar coisa de vó... mas, na minha época de criança, carnaval e o bloco dos esfarrapados eram bem mais divertidos...